Começou na última segunda-feira a reprise da trilogia criada por Tiago Santiago na Rede Record que conta a história de seres humanos com poderes graças a mutações genéricas. A trama que já havia sido veiculada na emissora em seu principal horário de novelas, volta para a grade remodelado e em novo horário, a partir das 18h15.
A direção acertou em cheio na escolha do horário, ainda que haja quem conteste uma reprise de uma obra tão recente, escolhida, a trama deveria mesmo ocupar esta faixa na programação. A trilogia formada por Caminhos do Coração, Os Mutantes e Promessas de Amor começou com um sucesso avassalador em números de audiência, chegando a incomodar a poderosa novela das 9 da Rede Globo, mas com o tempo perdeu força e acabou de forma melancólica.
O texto de Tiago Santiago nunca foi bom, especialmente nesta obra em que ele inseriu todo tipo de didatismo possível e apostou em frases de efeito da pior qualidade do tipo “você nunca vencerá o amor” para tentar manter o público. As atuações também nunca foram o forte da trilogia e incomodava bastante quem assistia, já que o elenco não parecia verdadeiramente comprometido com o trabalho. Outro ponto que virou lenda durante a primeira exibição foram os efeitos especiais que, além de provocar risos em quem via, dava verdadeira vergonha alheia.
Passados os problemas, é preciso analisar a escolha com calma. Os Mutantes segue a corrente de filmes e séries com o tema que marcaram época recentemente, como os X-Men e Heroes. Mesmo que essas duas obras sejam infinitamente melhores que a novela, elas tinham um mesmo público-alvo, crianças e adolescentes.
A Record nunca deveria ter aprovado a sinopse de Tiago Santiago como uma novela de horário nobre. O correto seria apostar em uma série para o público jovem e exatamente no horário em que está sendo exibida a reprise. Séries que apostavam em heróis poderosos e na luta entre o bem e o mal fizeram muito sucesso em meados dos anos 90 na TV Manchete. Séries japonesas como Jaspion e Jiraya viraram febre nacional ao serem exibidas exatamente neste horário para dar às crianças e adolescentes que estavam ou chegando da rua para se prepararem para jantar ou chegando do colégio aos que estudavam a tarde. E sempre funcionou.
Os números do primeiro capítulo comprovaram o acerto. Os Mutantes cresceu – e muito – a audiência da emissora. Foram 10 pontos na audiência, em média 04 a mais do que na última semana. É provável que gradualmente esta audiência venha cair, mas não porque o público prefere outro produto, mas principalmente porque a trama é ruim e fraca, por si só afastando o telespectador, mas o horário foi perfeito.
@TVxTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário