sexta-feira, 6 de maio de 2011

POSTAGEM CTRLC+CRTLV : 5 passos para criar uma campanha nas Mídias Sociais


O êxito de uma campanha para mídias sociais depende em grande parte  da forma como se prepara o terreno para a realização, o planejamento e o objetivo, e a forma de como podemos medir os resultados são os fatores mais importantes nesse post, apresento 5 passos que eu considero mais importante para criar uma campanha de Social Media Marketing.



 1. Estabeleça metas.

 Antes de começar você deve saber o mercado que  quer alcançar e o que deseja realizar com sua campanha para mídias sociais, deve atentar-se que os e-mails , televisão, rádio e revistas continuam sendo um importante mio publicitário e fazer uma campanha ruim pensando que mídias sociais será  a sua salvação, pelo  baixo custo pode custar-lhe muito. Tenha muito cuidado com o que você quer alcançar e quanto custará.


  •  O que você deseja alcançar:


 Deve definir metas, as mais variadas que recomendo são:  crescimento de seguidores (fãs, seguidores, assinantes de canais, etc), visitas (ver sempre os comentários), visitas às suas redes sociais (visitantes únicos e visitas total ), a influência (interação de seus fãs com você) e vendas (quantas vendas foram feitas através da dinâmica das redes sociais). Pode sempre haver variações  já que cada campanha é diferente e as variáveis ​​mudam de acordo com o principal objetivo.



  •  Quanto vai custar:


 Depois de definir o que você quer alcançar, deve estabelecer o quanto isso vai custar, lembre-se que você precisa de uma equipe para coordenar as estratégias, propagandas e anúncios no Facebook e Google Adwords, e os “brindes” que você dará em suas dinâmicas (sorteios / promoções) das redes sociais. Os custos devem ser estabelecidos por X tempo e  por dinâmicas.



  •  Como irá medir:


 Deve contar com ferramentas adequadas para medir os resultados de sua campanha, o Facebook já conta com  todos os dados estatísticos necessários e não é preciso  ferramentas especiais, para o Twitter existem muitas ferramentas twittercounter.com tweetstats.com que mostrm as estatísticas sobre a sua conta, o Google Analytics já servirá para medições em seu site, entre outros.




2. Formando sua equipe



Ao formar sua equipe de trabaho, o número de pessoas na equipe pode variar dependendo do tamanho da empresa. Em empresas menores uma campanha de mídia social pode funcionar com um  Gerente da Comunidade ( Community Manager) para ser responsável por todo o processo, em empresas maiores há necessidade de mais pessoas como descrevo abaixo.



Social Team:


    * Community Manager: É a pessoa responsável pela gestão da comunicação e programação de conteúdo na rede social como também é responsável por responder os comentários dos seguidores.
    * Designer Gráfico / Editor de Vídeo: Em uma campanha para mídias sociais gera-se muito trabalho artístico nas ações e nas promoções que são criadas, mesmo assim os vídeos são um elemento importante na campanha, porque se ele está funcionando corretamente pode trazer resultados viral, é importante que haja profissionais de  design e edição de vídeo na equipe.
    * Social Media Manager: Responsável por coordenar a estratégia, deve ser a pessoa mais experiente no assunto como também revisará e aprovará todo conteúdo a ser compartilhado na campanha.

3. Criar uma estratégia de comunicação.

Escolha os meios de comunicação para sua campanha dependendo do seu mercado alvo, os inevitáveis são: Facebook, Twitter e YouTube, mas há muitas mais redes sociais que podem servir os seus objectivos, tais como: O LinkedIn, Quadrangular, Tuenti, MySpace, entre outros.

Note que a forma de comunicação em cada rede é diferente, você não consegue se comunicar no Facebook como você faz no Twitter ou publicar o mesmo número de mensagens em ambas as redes, cada mídia tem suas regras e você tem que aprender para ser ouvido .



4. Defina o tipo de conteúdo que você deseja compartilhar.


Criar uma lista de conteúdo do que você deseja compartilhar nas redes sociais, lembre-se que sua estratégia não deve ser invasivo e que a chave para ser ouvido é aprender a escutar e compartilhar conteúdo que o público está interessado. Crie um calendário de eventos em sua empresa para ser compartilhado, publique primeiro vídeos e fotos antes do texto, escute e responde rapidamente a sua comunidade.

5. Continue aprendendo

A Mídia Social continua mudando, provavelmente este post não servirá daqui um ano, já que atores e benefícios podem mudar, por isso que você deve continuar a aprender, lendo blogs, (como puro Marketing, Mídia8,Marketing DiretoMashable, entre outros.), livros, etc

Não é uma tarefa fácil, mas assim que concluir, poderá ver os risco e os resultados que deve obter para que a campanha valha a pena. Lembre-se:“caso seja vendido com Mídia Social ” é necessário medi-los, pois os diretores da empresa serão os primeiros a perguntar.


Texto original de Antonio Torres
Indicado por Mídia8
Traduzido por FelipeNogs

AGRADECIMENTO:
Felipe Nogs Blog

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