quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Moda Colunável - Etiqueta também é Moda.

Comendo na frente dos outros:

image

Comendo sozinho:

image

Se você também se comporta desse jeito na mesa, vou ensinar agora alguns truques para ...

 Comer alimentos difíceis


Alcachofra
Se vier inteira, acompanhada de molho a vinagrete, é desfolhada com as mãos. À mesa, costuma servir-se somente o coração da alcachofra.


Alface
Não é cortada com a faca. Devemos sempre escolher o miolo para servirmos à mesa.


Caviar
Quando servido na hora de drinques, como canapé, come-se com os dedos. Quando servido como entrada, é apresentado sobre blocos de gelo e acompanhado de torradas. Pegamos a torrada e colocamos um pouco na sua extremidade para saborearmos com sobriedade e prazer.


Consomê
Se houver pedacinhos de torradas, come-se com a colher e depois se leva à xícara de consomê aos lábios para beber o líquido.


Coquetel de camarão
Servido em recipiente próprio, com lugar para gelo moído na parte inferior. Come-se com colher de sobremesa na mão direita e garfo de peixe na mão esquerda. Se houver camarões graúdos, devem estar descascados, se estiverem sobre a borda da taça, devem ser colocado dentro da taça e cortados com a colher antes de levá-los à boca.


Escargots
São servidos em pratos especiais, com cavidade para cada unidade. Devem ser segurados por uma pinça própria na mão esquerda e com garfo próprio na mão direita retira-se o conteúdo para comê-lo.


Macarrão e massas em geral
Deve-se comer só com o garfo. No caso do espaguete. Segundo Cláudia Matarazzo, ao contrário do que muitos pensam não é elegante usar a colher para ajudar a enrolar o macarrão.


Frutas
Abacate – deve ser servido à mesa como creme.
Abacaxi – descascado e cortado em rodelas, come -se com garfo e faca de sobremesa
Cereja – deve comer com um garfo de sobremesa
Caqui – com garfo e faca de sobremesa.
Ameixa – comer com um garfo e uma faca de sobremesa
Laranja – descascada, come -se com garfo e faca de sobremesa.
Mamão – Deve ser descascado, fatiado ou picado em forma de cubos, come -se com garfo de sobremesa. Quando com casca e a metade, come -se com colher de sobremesa.
Manga – a melhor maneira de servir a manga é cortadas em cubos. Come -se com garfo e faca de sobremesa.
Melão – é apresentado em fatias com a casca. Firmando a fatia com o garfo, separa-se pedacinho a pedacinho da polpa para comer.
Pêssego – com a faca e garfo, descasca-se, vai cortando e comendo pedacinho por pedacinho, não se leva o caroço à boca quando estiver à mesa.
Uva – Servir em cachos já lavados cuidadosamente. É necessário porém uma tesoura própria para cortar os galhos. Come-se como as cerejas.
 Fonte : Wikipédia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário