domingo, 9 de outubro de 2011

V FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA RECEBE INSCRIÇÕES PARA CURSOS ( TODOS GRÁTIS)


Heeey Blogados. O Blog aqui é muito informativo também e principalmente pra coisas boas. E uma das melhores coisas do mundo, é o conhecimento, aprendizado. Outra coisa: quem acompanha o Blog sabe o quanto nós somos LOUCOS,PIRADOS  & MALUCOS por cinema. Juntando aprendizagem com cinema forma-se um conjunto de PERFEIÇÃO. E é por isso que venho através deste post, divulgar os cursos que estão com inscrições abertas durante o 5º Festival Internacional de Cinema, que assim como nas edições anteriores, acontecem na cidade de Itu, 100km da capital.Fiquem a vontade e não percam essas oportunidades hein ?

Curso de Roteiro Cinematográfico com escolha de um curta para realização
 Oficina intensiva, prática, de roteiro cinematográfico. O aluno é orientado sobre rudimentos básicos para a concepção, elaboração e desenvolvimento de um roteiro cinematográfico para produto de curta metragem para ser produzido durante o festival de 2012.
 Coordenador: Joel Yamaji
 Conteúdo:  Função do roteirista. O roteiro e a direção na concepção de um filme. O que é um roteiro cinematográfico. Concepção e estrutura de construção. Modos de representação. Roteiro literário e roteiro técnico: palavra e imagem. Da decupagem técnica de um roteiro. Forma e estilo em um filme. Da montagem: articulação das narrativas, do tempo e do espaço. Ritmo e atmosfera.
 Metodologia: A partir de referências de filmes reconhecidos como importantes na construção da linguagem cinematográfica, fornecer ao aluno repertório inicial de recursos técnicos para elaboração de um projeto de roteiro cinematográfico. Exercícios práticos de escrita cinematográfica serão feitos na intenção de provocar a elaboração de roteiros cinematográficos a partir dos imaginários e vivências dos alunos. No encontro de um dia de realização da oficina e nos três dias de duração do festival, alunos terão que desenvolver um roteiro a partir de idéias de projetos com atendimento do professor orientador. Um deles será escolhido para realização de curta-metragem durante o próximo ano do festival.
 Local: Espaço Fábrica São Luiz, Rua Paula Souza, 492 – Centro – Itu.
Tempo de duração: Dias 01 e 02 de dezembro das 9 as 11 horas – intervalo de 30 minutos – 11:30 às 13:30. Encontro entre professor orientador e alunos. Exposição e realização de exercícios.
 Dia 03 de dezembro das 10 às 12 horas. Atendimento com o professor-orientador dos eventuais projetos surgidos no encontro, entrega dos roteiros. 19 horas: Divulgação da escolha do roteiro para curta-metragem.
 Vagas: 30
Custo: gratuito
 Para assegurar sua vaga favor enviar ficha de inscrição até dia 15 de outubro para email lucas@cinemamundo.net.br
Curso de Introdução à Crítica Cinematográfica
Metodologia: Pretendemos iniciar com um panorama histórico que mostrará os principais movimentos do cinema ao longo de sua existência com a exibição de trechos de filmes marcantes. Daremos, já nesse primeiro momento, especial atenção à maneira de olhar, de perceber a linguagem cinematográfica dentro dos filmes, condição essencial para um bom desenvolvimento da crítica. Em seguida, passaremos para os trechos de filmes e leitura de textos sobre eles e sobre a crítica. Num momento posterior, começaremos com os exercícios práticos, quando cada aluno deverá escrever sobre os curta-metragens exibidos, sob nossa orientação.
 Coordenador: Sérgio Alpendre
 PÚBLICO ALVO: interessados em cinema e crítica em geral.
 Conteúdo:
AULA 1
Breve história do cinema.
A evolução da linguagem cinematográfica: os princípios que regem o cinema.
Exibição de trechos de filmes emblemáticos para essa evolução: curtas de Méliès,Intolerância, O Grande Ditador, Acossado, O Ano Passado em Marienbad, E La Nave Va, entre outros.
 AULA 2
Ver os filmes de maneira diferente (noções de encenação, decupagem e o dispositivo cinematográfico).
História da crítica de cinema.
A crítica de cinema e sua função. As diferentes concepções de crítica de cinema.
 AULA 3
Contextualização da crítica e dos filmes no momento histórico em que estão inseridos.
Os críticos e teóricos mais importantes.
Leitura de dois textos essenciais: A Arte de Amar, de Jean Douchet; e Sobre uma Arte Ignorada, de Michel Mourlet.
Debate sobre os principais pontos dos textos acima.
 AULA 4
Leituras de textos clássicos sobre filmes: Jacques Lourcelles e Cidadão Kane, Luc Moullet e Rio Bravo, João Bénard da Costa e Cassino.
A crítica cinematográfica nos dias de hoje.
Os mandamentos de um bom crítico e o que se deve evitar.
Exibição de filme para exercício em aula.
 Local: Espaço Fábrica São Luiz, Rua Paula Souza, 492 – Centro – Itu.
 Tempo de duração: Dias 01 e 02 de dezembro das 14 às 16 horas – intervalo de 30 minutos – 16:30 às 18:30.
Dia 03 de dezembro das 14 às 16 horas. Atendimento com o professor-orientador dos eventuais dúvidas surgidas no encontro.
 Vagas: 30
 Custo: gratuito
 Para assegurar sua vaga favor enviar ficha de inscrição até dia 15 de outubro para email lucas@cinemamundo.net.br
OBS: Certificado no encerramento do festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário