Hey Blogados, hoje conversando com um grande amigo pelo facebook eu disse MERDA pra mim, quando, falando sobre minha peça no fim do ano, ele me perguntou: MERDA? Daí resolvi postar esse texto de Daniel Burgos explicando a origem do termo:
Quem vive no mundo do teatro, dificilmente não fala merda antes de entrar no palco. O que muitos não sabem, sejam aqueles que utilizam a expressão ou aqueles que por ventura as ouvem, é que desconhecem a origem da expressão.
Esta expressão que pode ser considerada um mantra, uma espécie de ritual usado pelos atores antes de suas apresentações tem origem francesa.
Mas antes de contar como surgiu esta expressão, torna-se necessário falar um pouco destes desavergonhados, que não tem medo de colocar uma roupa feia ou pintar a cara, que não tem preconceito em expor um papel interpretando outro sexo ou até mesmo, mostrar um outro lado que existe em algumas pessoas, mas que estas têm vergonha de assumir por conta de uma sociedade ainda preconceituosa.O ator interpreta no palco aquilo que nós queremos fazer na vida, mas temos vergonha. O que no dia a dia é um absurdo, no palco é natural, cômico. Atuar é a arte de viver em um mundo onde tudo pode.A expressão “merda” usada no teatro surgiu na França. Um ator iria apresentar a peça mais importante de sua vida, estava nervosíssimo, pois na platéia estariam os mais importantes críticos da cidade. No percurso de sua casa ao teatro encontrou muitos obstáculos. Primeiro, deparou-se com um incêndio, teve que desviar e acabou se perdendo. Como quem tem “boca vai a Roma”, conseguiu chegar ao teatro. Na porta do teatro para completar suas asneiras, pisou em um cocô. Entrou, atuou e saiu muito feliz com a melhor atuação de sua vida.Assim, a expressão “merda” tem o mesmo significado de boa sorte e é sempre usada antes das apresentações. Lembrando que, nunca se deve agradecer com obrigado ou de nada quando alguém lhe desejar “merda”, deve responder apenas “merda” ou ficar calado.Portanto, merda a todos.
Daniel Burgos
Professor de língua portuguesa e espanhola, especializando em literatura mato-grossense.
Trabalha no projeto “teatro encena” da escola Ramon Sanches Marques
PS: MINHA PEÇA SERÁ APRESENTADA EM ITU NO DIA 03/12, SE CHAMA " A VER ESTRELAS " UM BELÍSSIMO E DIVERTIDO TEXTO DE JOÃO FALCÃO
Muito bom Gui, mas vc sabe que ja ouvi outra verssao da historia...ouvi que antigamente, na franca mesmo, as pessoas iam ao teatro de cavalo, entao quando ao redor do espaco onde se apresentavam os atores estava cheio de "merda" de cavalo era um sinal de "teatro" lotado... Vai saber...As duas sao validas ne? Bjo pra vc!
ResponderExcluir