quinta-feira, 13 de outubro de 2011

USE BEM AS SUAS MÁSCARAS! ELAS PODEM CAIR!



"As máscaras vão cair..." já diz Claudia Leitte. E é verdade, afinal todos nós usamos máscaras. Em diversas ocasiões, sobre diversos aspectos, para fins variados, enfim, a máscara do momento está sempre lá. Mas, antes que eu prossiga, deixa eu explicar por quê que eu estou afirmando isso com tanta certeza.

Todo mundo sempre diz que prefere ouvir a verdade independente do quão ruim ela seja, aliás, todos acham que por pior que seja a verdade ela sempre será menos pior do que uma dolorosa mentira. Certo? Não sei. A verdade é que todos dizem que preferem a verdade, mas na verdade convivem bem melhor com a mentira.

A verdade é que ninguém agüenta ouvir a verdade. Fato! Se alguém pede que você dê uma opinião sobre ela, se você disse realmente tudo o que você pensa, isso pode abalar seriamente a relação de vocês, já que, creio eu, é bem possível que as opiniões não sejam compatíveis em dezenas de assuntos. Dificilmente a pessoa vai saber levar na esportiva suas observações. No mínimo vai achar que você é um ressentido, um chato, um invejoso, enfim, no fundo vai te achar um mentiroso.

A mentira se encontra de tal maneira enraizada na nossa vida, que quando a gente se dá conta dela, se torna algo extraordinário, até porque, se você for olhar bem, aquilo que é banal nos surpreende mais do que o que é excepcional. As pessoas mentem por vários motivos.

Mentem por conveniência:
- Ok chefe, eu faço hora extra sem remuneração.

Mentem por necessidade:
- Me atrasei por causa do trânsito.

Mentem por maldade:
- Acho que esse vestido te engorda Suzete.

Mentem por compulsão:
- Semana passada fui assaltada doze vezes acredita?

Mentem até quando querem dizer a verdade:
- Olha, eu gosto de você sogrinha, mas só as vezes...

Felizmente, os homens descobriram um método de convivência em sociedade que aparenta ser bem eficaz: o sistema de máscaras.

Provavelmente você já deve ter sido obrigado a ir naquela festa de casamento cafona daquela sua prima mais cafona ainda que está casando grávida, mas que mente que está com retenção de líquido. Pois então, mesmo odiando sua prima você tem que fazer a melhor imitação de sorriso do gato de Alice e seguir em frente, enquanto ela tripudia de você, jogando na sua cara que ela está casando e você não. Provavelmente seu sorrido será mais parecido com o da Monalisa, mas tudo bem, nada é perfeito.  Nada melhor do que você pôr sua máscara de prima feliz, de quem está satisfeita com a solteirice, que não se importa em passar sozinha todos os sábados da sua vida, que você não se importa de passar o dia dos namorados assistindo FRIENDS e tomando sorvete... Enfim, fingindo ser uma pessoa auto-suficiente (algo que definitivamente você não é, encare os fatos).

As máscaras são eficientes nesse sentido. O que não quer dizer que você seja uma pessoa falsa. Longe disso, de jeito nenhum. Todos usam máscaras. Algumas mais aparentes (vide o botox) outras mais disfarçadas. Outra coisa que pega: pare de se mortificar por achar que isso é falsidade. Bem, todas as pessoas da sociedade são falsas. Todos somos como um grande colar de pérolas: juntos, unidos, porém todos FALSOS!

A falsidade faz mal quando é usada contra pessoas que dedicam carinho e afeição à sua pessoa. Mas se você percebe que o sentimento daquela fulana é mais falso que peito de loura, aí sim, seja falsa sem medos, ressalvas ou vergonha. Abstraia disso. Por quê você vale muito. By Seda. 

2 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nessa maneria sobre as 'máscaras' que usamos no dia-a-dia. Interessante esse seu ponto de vista, tenho até que concordar com ele. Acho que isso tira até um peso das costas, por pensar em certas mentiras que conto para não machucar alguém. Gostei daqui!

    ResponderExcluir
  2. Buenasss...
    Adivinha quem está aqui????
    Sou eu...tua querida...tua cheirosa...tua anjinha!!!
    O que???
    Não sabes quem sou ???
    Para,ne????
    Favor abrir teus olhinhos,pois já joguei fora minhas plumas,lantejoulas,paetês,meus saltinhos de pedrinhas de brilhantes...para não te ofuscar com meus brilhos...rsrsrsrs...soltei meus cachinhos loiros dourados,tirei minha roupinha de seda....heheheeeeeee...EU SABIAAAAAA...pensou em me ver pelada...vaptivupiti...abristes os olhos rapidinho,ne???
    Bem,agora já vou...passei aqui só para te dar um cheiro...
    Beija-te, tua Olhos Azuis!!!

    ResponderExcluir